A terceira ação da iniciativa Surf & Rescue, que junta a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), decorreu ontem na Praia de Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos. Esta foi a última ação do ciclo de 3 formações no espaço de uma semana, com o intuito de reforçar o papel das Escolas de Surf no apoio ao salvamento aquático, visando assim o reforço da segurança nas praias portuguesas durante todo o ano.
Esta formação, direcionada para Treinadores e técnicos das Escolas de Surf e Surf Camps, decorreu durante todo o dia na praia de Matosinhos, tendo esgotado o limite de 30 inscrições imposto pela atual situação pandémica.
A participação de surfistas e Treinadores de Surf em resgates e salvamentos no mar é uma realidade cada vez mais presente em Portugal e esta ação contribuiu para capacitar aqueles que estão na linha da frente durante todo o ano, as Escolas de Surf, ao nível das mais recentes técnicas de salvamento, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida.
Este projeto inédito, ao juntar formadores do ISN e da AESDP, permite aos participantes obter conhecimentos de resgate e salvamento aquático adaptados à realidade do surf e, especificamente, ao contexto de aulas de surf. Durante o dia, todos os participantes aprenderam e praticaram técnicas de resgate com e sem prancha, suporte básico de vida e primeiros socorros.
A primeira edição Surf & Rescue terminou assim na Praia de Matosinhos, depois de ter passado pela Costa da Caparica e por Sagres, nos dias 23 e 26, respetivamente. A ação contou com o apoio do Município de Matosinhos, que esteve representado pela Presidente Luísa Salgueiro e o Vice-Presidente Fernando Rocha.
Em breve, a AESDP e o ISN irão lançar novidades em relação a esta nova parceria e o plano de atuação conjunto para o futuro.
Comments